AMAPAENSE: Com arbitragem Fifa, Santana e Ypiranga iniciam disputa pelo título

O primeiro jogo da final está marcado para a noite desta quarta-feira, no Zerão

por Agência Futebol Interior

Macapá, AP, 23 (AFI) - A grande final do Campeonato Amapaense começa a ser disputada na noite desta quarta-feira. A partir das 20 horas, Santana e Ypiranga se enfrentam no Estádio Zerão, em Macapá.

A partida de volta está marcada para a quinta-feira da semana que vem, também às 20 horas, no Estádio Zerão. Se houver resultados iguais, a decisão vai para os pênaltis.

O Santana é a grande surpresa na final. Quarto colocado na fase classificatória com os mesmos sete pontos do Trem - passou no saldo de gols (2 contra 1), o Canário Milionário eliminou o Santos na semifinal com um empate e uma vitória.

Santana e Ypiranga iniciam disputa pelo título (Foto: Rosivaldo Nascimento/Arquivo Pessoal)
Santana e Ypiranga iniciam disputa pelo título (Foto: Rosivaldo Nascimento/Arquivo Pessoal)
Já o Ypiranga foi o vice-líder na primeira fase, com os mesmos nove pontos do São Paulo, mas na frente no número de vitórias (3 contra 2). Na semifinal, empatou o jogo de ida e ganhou na volta por 2 a 1. Essa, inclusive, foi a primeira derrota do Tricolor na competição.

O título estadual serviria para apagar a frustração do Ypiranga por ter sido eliminado na fase preliminar do Campeonato Brasileiro da Série D pelo Baré-RR com duas derrotas: 3 a 0 em casa e 1 a 0 fora.

HISTÓRICO
O Santana tenta acabar com um jejum de 25 anos sem conquistar um título estadual. Ao todo, foram sete. Por outro lado, o Ypiranga se sagrou campeão pela última vez em 2018 e levantou o caneco do Amapaense nove vezes.

DISPUTA PELA ARTILHARIA
O que está em jogo também nesta final é a artilharia do Campeonato Amapaense, que hoje tem Tinho (Santana) e Luan (Ypiranga) empatados com cinco gols. Wilker, do Ypiranga, tem três e ainda sonha com o posto de goleador do estadual 2020.

ARBITRAGEM FIFA
O primeiro jogo da decisão vai ter a arbitragem Fifa. O escolhido foi o paraibano Wagner Reway, que terá Charly Feitosa e Brandon Lee como auxiliares.