Botafogo vencia Série A3 e começava retomada há 14 anos

Pantera derrotou o São José para garantir o título e começar crescente estadual e nacional

por Federação Paulista (FPF)

Ribeirão Preto, SP, 28 (AFI) - O Botafogo de Ribeirão Preto é uma das equipes mais tradicionais do futebol paulista. Dono de diversos títulos estaduais, um título nacional e muitas campanhas de destaques, o clube de Ribeirão Preto pode se orgulhar de sua história e conquistas.

Acostumado a disputar as principais divisões do futebol paulista, o clube, porém, já esteve na Série A3 em 2006. A experiência, porém, não foi traumática para a equipe, que se sagrou campeã e iniciou a recuperação do seu espaço no cenário.

Disputando a Série A3 pela primeira vez em sua história, o Botafogo conseguiu o acesso após boa campanha na primeira fase - vice-líder do grupo, com 34 pontos - e sendo melhor que Osvaldo Cruz, que também subiu, EC Osasco e São Bernardo FC na segunda fase. Líder, a equipe garantiu vaga na final contra o São José, que conquistou o acesso na outra chave junto com o XV de Jaú.

Com melhor campanha, o Botafogo teve o direito de fazer o jogo único em sua casa. Com o estádio Santa Cruz lotado e vibrante, a final foi muito equilibrada, justificando a presença das duas equipes na decisão. Precisando da vitória, o São José criou boas oportunidades, mas quem tirou o zero do placar foi justamente o Botafogo. O autor do tento que garantiu o título foi o zagueiro Pablo, que de cabeça, fez o único gol da partida aos 41 minutos do 1º tempo.

Campanha
No regulamento da época, as 20 equipes participantes foram divididas em dois grupos com 10 times cada. As quatro primeiras colocadas se classificavam para a segunda fase, enquanto os dois piores clubes seriam rebaixados. O futuro campeão fez uma campanha consistente nessa primeira etapa do estadual, se classificando em 2º lugar no seu grupo, com a mesma pontuação da líder Ferroviária (34), que levou vantagem no saldo de gols (21 a 11).

Botafogo campeão da Série A3
Botafogo campeão da Série A3

Já na segunda fase, os 8 clubes classificados foram novamente divididos em dois grupos com 4 equipes cada. Os líderes de cada chave se classificavam para a final. Com 12 pontos após três vitórias e três empates, o time de Ribeirão Preto se habilitou para o confronto contra o São José

Sucesso nos últimos anos
Após garantir o título e o acesso, o Botafogo não foi mais rebaixado. A equipe ainda conseguiria o acesso para a elite em 2008, sendo Campeão do Interior em 2010 e se mantendo entre os principais clubes do estado até os dias atuais. Além dos acessos estaduais, a equipe de Ribeirão Preto foi campeã da Série D do Campeonato Brasileiro, em 2015, e conseguiu o acesso na Série C em 2018.