Com cinco títulos neste século, paulistas acumulam oito conquistas na Série C

Novorizontino foi o primeiro campeão do estado e Oeste deu a última volta olímpica

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 05 (AFI) - Os paulistas são os maiores vencedores da Série C do Campeonato Brasileiro. São oito títulos, o dobro de Goiás e Rio de Janeiro que estão na vice-liderança. A maioria das conquistas do estado de São Paulo foi ganha neste século.

O último vencedor paulista na Série C foi o Oeste. O clube, então em Itápolis, superou o Icasa em 2012 e deu sua primeira volta olímpica nacional. O Bragantino também conhece bem o caminho até o lugar mais alto do pódio. O título do time de Bragança Paulista foi em 2007.

Ao contrário da conquista do Oeste, o Braga, hoje na Série A, venceu um octogonal. O Alvinegro superou o Bahia por dois pontos (26 a 24). Já em 2004, o União Barbarense precisou se dar bem em um quadrangular. O time de Santa Bárbara d'Oeste fez cinco pontos a mais do que o Gama (15 a 10).

Oeste fez festa em 2012. (Foto: João Reis / JKAsite)
Oeste fez festa em 2012. (Foto: João Reis / JKAsite)
MAIS TÍTULOS!

O Ituano, em 2003, também encarou um quadrangular e levantou o troféu por causa de um ponto a mais do que o Santo André (11 a 10). Em 2001, o Etti Jundiaí, hoje Paulista, foi o melhor clube da Série C. No quadrangular superou o Mogi Mirim (14 a 9), mas a maior diferença foi vista no geral (52 a 36).

O título do XV de Piracicaba, enquanto isso, foi ganho na tradicional final contra o Volta Redonda em 1995. O primeiro campeão paulista na Série C, porém, foi o Novorizontino que hoje não existe mais. A volta olímpica foi dada em 1994 na final contra a Ferroviária.