Com surpresas do interior, paulistas acumulam nove títulos na Copa do Brasil

Santo André e Paulista surpreenderam rivais cariocas e deram a volta olímpica no torneio nacional

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 05 (AFI) - A Copa pode ser do Brasil, mas são os paulistas que mandam. O estado de São Paulo é o maior vencedor do torneio nacional com nove títulos. E engana-se quem pensa que só os chamados grandes deram a volta olímpica. Pelo contrário! Há surpresas do interior na lista.

O Santo André, por exemplo, calou o Maracanã em 2004. O Ramalhão empatou com o Flamengo, por 2 a 2, em São Paulo, e bateu o rival carioca, no Rio de Janeiro, por 2 a 0. Sandro Gaúcho e Elvis deram o título ao ABC Paulista. No ano seguinte teve mais!

E novamente na Cidade Maravilhosa. Em 2005, o Paulista cantou de galo. O time de Jundiaí foi campeão em cima do Fluminense ao vencer no interior por 2 a 0 e depois segurar o 0 a 0 em São Januário. Junto com eles há o Santos, campeão em 2010 em cima do Vitória.

MAIORES CAMPEÕES!
Já os rivais Corinthians e Palmeiras somam três títulos cada. O Timão, aliás, foi o primeiro campeão paulista da Copa do Brasil. O Corinthians bateu o Grêmio em 1995. A vítima de 2002 foi o surpreendente Brasiliense. Em 2009, o Corinthians deu a volta olímpica em cima do Internacional.

Corinthians foi o primeiro campeão paulista. (Foto: Divulgação)
Corinthians foi o primeiro campeão paulista. (Foto: Divulgação)
O Palmeiras, enquanto isso, deu sua primeira volta olímpica na competição em 1998. O Verdão levantou o troféu diante do Cruzeiro. A torcida alviverde precisou esperar até 2012 para voltar a saborear o torneio. O título foi contra o Coritiba. Três anos depois, a vítima do Palmeiras foi o Santos.

RECORDISTA!

O Cruzeiro, no entanto, é o recordista de títulos. A Raposa soma seis conquistas, sendo a última em 2018. O Grêmio, por sua vez, aparece com cinco títulos, dois a mais do que o Flamengo. Atlético-MG, Vasco, Sport, Fluminense, Juventude, Internacional, Criciúma e o atual campeão Athletico-PR somam um título cada.