Cruzeiro e Atlético dominam última década do Mineiro; América tem título solitário

O Portal Futebol Interior apresenta os últimos campeões do Campeonato Mineiro

por Agência Futebol Interior

Mineiro, MG, 25 (AFI) - A última década foi de domínio esmagador de Atlético e Cruzeiro no Campeonato Mineiro. De 2010 até 2019, o Galo conquistou cinco vezes o estadual, contra quatro da Raposa, atual bicampeã. O América foi o único intruso desta lista.

O Coelho conseguiu rara façanha ao conquistar o título de 2017, antes do bicampeonato da Raposa. Na atual temporada, vinha sendo o principal candidato à mais uma conquista, já que o Cruzeiro ainda não superou o rebaixamento no brasileiro, e o Atlético está em fase de iniciação de um trabalho, agora, com técnico Jorge Sampaoli.

O Atlético é o maior campeão mineiro, com 44 conquistas no total. O Cruzeiro soma 40. O América, por outro lado, tem 16. Já levantaram o caneco também Villa Nova, Siderúrgica, Ipatinga e Caldense.

Em tempos de pandemia e quarentena, vale a pena relembrar como foram os anos interiores. O Portal Futebol Interior está produzindo várias matérias com os últimos dez anos dos estaduais e agora é hora do Mineiro. Veja a lista abaixo:

Cruzeiro é o atual campeão mineiro
Cruzeiro é o atual campeão mineiro

2010 - ATLÉTICO
Em 2010, a grande surpresa do Mineiro foi o Ipatinga, que chegou até a decisão, mas acabou perdendo para o Atlético Mineiro, que levantou o caneco. O Galo fez a terceira melhor campanha da Primeira fase, atrás de Cruzeiro e Democrata. Na sequência, bateu América e Democrata, além do Ipatinga. Vale lembrar que contra o Coelho a classificação veio por ter tido a melhor campanha.

2011 - CRUZEIRO
O Cruzeiro foi o campeão de 2011 com uma campanha impecável. Levou a primeira fase e eliminou, na sequência, o América-TO, por 13 a 2, somado as duas partidas. Na final, bateu o arquirrival. Após perder de 2 a 1 no jogo de ida, venceu por 2 a 0, na Arena do Jacaré, para conquistar a taça.

2012 - ATLÉTICO
O Atlético recuperou a coroa em 2012. Terminou a primeira fase em primeiro, após disputar ponto a ponto a liderança contra o Cruzeiro. Campeão invicto, o Galo derrotou ainda Tupi e América, este com facilidade na decisão.

2013 - ATLÉTICO
O bi do Atlético vem em 2013, com um time inesquecível. A equipe comandada por Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardeli, Jô, Bernard e Victor conquistou também a Libertadores no mesmo ano. No estadual, o Galo terminou a primeira fase atrás do Cruzeiro, mas bateu o rival na grande decisão.

2014 - CRUZEIRO
Ricardo Goulart, Willian Bigode, Julio Baptista, Everton Ribeiro e Dagoberto são apenas alguns nomes que levaram o Cruzeiro ao título de 2014. Invicta, a Raposa ergueu a taça nos critérios e desempate, após dois empates sem gols frente ao Atlético.

2015 - ATLÉTICO
Em 2015, o Atlético voltou ao topo. O Galo novamente impediu que um 'herói improvável' fosse campeão. A Caldense, que terminou com a melhor campanha da primeira fase, parou no alvinegro na decisão,

2016 - AMÉRICA
Demorou, mas o América conseguiu conquistar o título em 2016. O Coelho classificou com a quarta melhor campanha, mas depois passou pelos favoritos Cruzeiro e Atlético para se tornar campeão.

2017 - ATLÉTICO
O último título do Atlético vem diante de seu principal rival, após liderar a fase inicial.

2018 - CRUZEIRO
Em 2018, o Cruzeiro fez uma campanha impecável na primeira fase, mas sofreu na decisão para passar pelo Atlético. Após perder por 3 a 1, venceu por 2 a 0, no jogo de volta, levando o título por ter feito melhor campanha.

2019 - CRUZEIRO
O ano do fatídico rebaixamento do Cruzeiro começou com o título estadual. Com Fred, Robinho, Thiago Neves e companhia, a Raposa novamente passou pelo Atlético na final.