Profissionais do esporte recomendam prática de exercícios em casa durante quarentena

“Não podemos deixar de nos movimentar, pois sem atividades físicas acumulamos gordura"

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 31 (AFI) - Com o isolamento social por conta da pandemia do coronavírus e o fechamento temporário de academias e áreas de lazer, o hábito de se exercitar diminuiu entre a população.

Mas é importante que, mesmo em casa, as pessoas continuem praticando atividades físicas de alguma forma, mantendo a qualidade de vida.

SAÚDE

De acordo com o professor de musculação da Secretaria de Esporte e Lazer de Valinhos, Marcos Lopes, quando os ossos e músculos do corpo ficam sem exercícios físicos, perdem densidade e massa muscular, acarretando várias complicações futuras.

“Não podemos deixar de nos movimentar, pois sem atividades físicas acumulamos gordura, o que acarreta outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e diversas outras doenças crônicas não transmissíveis”, explicou Marcos.

VÁRIAS ATIVIDADES

Segundo o professor, é possível realizar inúmeras atividades com o próprio peso corporal, como agachamentos, flexões de cotovelo, abdominais, exercícios de equilíbrio, coordenação e corrida estacionária, que simula a corrida sem sair do lugar. Pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias é o necessário para manter uma rotina de atividades físicas.

“Neste momento, também indico ioga, pois trabalha todos os músculos do corpo coordenados com a respiração, o que traz um estado de calma, autocontrole e bem-estar, minimizando o medo e angústia do confinamento”, disse Marcos.

INICIANTES

O professor alerta que os iniciantes devem realizar exercícios de baixa intensidade, com poucas repetições, para evitar dores musculares e nas articulações.

O secretario de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni, enfatiza que é necessário manter a preocupação com a capacidade física durante o isolamento.

”Gostaria de lembrar toda a população de Valinhos que quarentena não significa inatividade. Mesmo em casa, devemos realizar atividades físicas, visando trabalhar resistência muscular, força, flexibilidade e nossa capacidade cardiovascular. Assim estaremos mais capacitados para enfrentar a pandemia do coronavírus”, disse.

Confira dicas de atividades

https://youtu.be/gzdv4OKj9Ho

https://youtu.be/cCe4KKZuf0U

https://youtu.be/y-3c8mQjmRY

https://youtu.be/U9Ar0mrYGgQ

https://youtu.be/aKHJgS20waQ