Paulista A2: Sonhando com G8, Portuguesa defende retrospecto contra o Rio Claro

As equipes já se enfrentaram dez vezes, com cinco vitórias da Lusa e duas do Galo Azul

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 14 (AFI) - A Portuguesa enfrenta o Rio Claro, fora de casa, neste sábado (16), em duelo acontece a partir das 17h, no estádio Schimidtão, na cidade de Rio Claro, interior paulista O jogo é valido pela 12ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão estadual.

Este será o décimo confronto oficial entre os clubes. O retrospecto é favorável ao time da capital. São cinco vitórias da Lusa, contra duas da equipe rio-clarense e mais dois empates.

No Schimidtão, palco do jogo deste sábado, eles se enfrentaram três vezes, com uma vitória dos donos da casa, um empate e um triunfo lusitano.

No encontro mais recente entre eles, com gols de Mandacaru e Lucas, o Galo Azul venceu a Portuguesa pelo placar de 2 a 1, em Rio Claro, no Schimidtão, pela 11ª rodada da Série A2 do ano passado.Gabriel Santos fez o gol da Lusa.

CENÁRIO
A Portuguesa ainda não tinha vencido e venceu duas seguidas, Taubaté (fora) e Nacional (casa). Com os resultados positivos nas duas ultimas rodadas, a equipe rubro-verde da capital deixou a zona de rebaixamento e saltou para 13ª posição da tabela, com 11 pontos, abrindo quatro de vantagem sobre o Penapolense, que abre o Z2.

Motivado, o time do Canindé passa agora sonhar com uma vaga na zona de classificação as quartas de final, já que esta apenas dois pontos atrás do Linense, que fecha o G8. Restando apenas quatro jogos para terminar esta fase da competição, além do Rio Claro, a Lusa terá pela frente o Atibaia (fora), o Votuporanguense (casa) e Santo André (fora).

Já o Rio Claro, que não vence a três jogos - duas derrotas e um empate, aparece na quinta colocação da tabela, com 18 pontos, cinco de vantagem sobre o Santo André, o primeiro fora do G8. O Galo Azul, que busca a reabilitação, vem de um empate, em casa, com o lanterna São Bernardo pelo placar de 1 a 1. Além da Portuguesa, o Rio Claro terá pela frente nesta reta final de fase o Juventus (fora), o XV de Piracicaba (casa) e o Sertãozinho (fora).