Santos se classifica e São Paulo reage no Paulistão

A competição vai se encaminhando para os grandes chegarem na decisão. Todos estão com chances reais.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Santos do argentino Sampaoli já está classificado para a próxima fase do Campeonato Paulista. A classificação veio através de uma vitória merecida e difícil diante do Oeste, de Barueri, por 3 a 2, sábado à noite, no Pacaembu, em São Paulo.

Já o São Paulo, que vinha de três resultados negativos no campeonato e era o terceiro colocado do Grupo D, conseguiu vencer o Bragantino, em Bragança Paulista, na tarde deste domingo, por 2 a 0. Com a vitória voltou a liderar seu grupo e passou novamente a ter possibilidade de garantir uma vaga na fase mais importante do campeonato estadual.

VERDÃO E TIMÃO
Enquanto isso, o Palmeiras venceu na última quarta-feira, o Ituano, na Allianz Arena por 3 a 2, enquanto o Corinthians ficou no empate de 1 a 1, com o São Bento, de Sorocaba. Entre os quatro grandes, portanto, só o Timão não conseguiu vencer.

Ainda assim, manteve a liderança do grupo C do Paulistão. No jogo de Bragança Paulista, na tarde deste domingo, o São Paulo já mostrou um futebol de melhor qualidade sob o comando de Wagner Mancini.

São Paulo está mais bem arrumado com Mancini
São Paulo está mais bem arrumado com Mancini

MAIS EQUILÍBRIO
A escalação de um trio de zagueiros de área deu equilíbrio ao setor defensivo e permitiu que o time usasse mais seus laterais no apoio. No meio campo a presença do garoto Luan também deu outra consistência ao setor.

O mesmo aconteceu no setor de criação, onde a volta de Hernanes fez muito bem a todo o time. Não só por sua experiência, mas também pela técnica e pelo seu espírito de comando. Na frente, os jovens Antony (um dos melhores em campo) e de Helinho, jogando ao lado de Pablo, também atingiu os efeitos desejados.

Parece que, depois da rápida mas pouco produtiva passagem de André Jardine no comando técnico do time, o São Paulo acertou na indicação de Mancini para substitui-lo até que o técnico Cuca, que está em convalescença, possa assumir seu posto.

RED BULL É DESTAQUE
Como resumo de mais essa rodada, podemos destacar que os quatro grandes mostraram sua força e lideram seus respectivos grupos. O Red Bull é o melhor time do campeonato entre as equipes de menor prestígio.

Já na parte de baixo, o São Bento ainda é o mais ameaçado pelo rebaixamento, seguido de perto por Botafogo, de Ribeirão Preto, que joga nesta segunda contra a Ponte Preta, em Campinas. A arbitragem nesta rodada até que foi boa.

Nenhuma falha gritante de um árbitro ou bandeira. Parece que as coisas começam a melhorar o setor dos homens do apito.

Quanto ao favoritismo ao título paulista, indico o Santos, que faz a melhor campanha do campeonato, seguido do Palmeiras. Corinthians e São Paulo correm atrás mas ainda sem mostrar o jogo de qualidade que seus torcedores esperam. Mas ainda dá para reagir.


C * U * R * T * A * S

* NO SÁBADO o Santos fez bem seu dever de casa. Venceu o Oeste, de Barueri por 3 a 2, no Pacaembu e garantiu antecipadamente sua classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista.

O jogo que deveria começar as 19 horas começou com mais de uma hora de atraso por causa da forte chuva que caiu sobre a capital paulista. Mesmo assim, o jogo foi disputado em alta rotação, com cinco gols marcados e muita emoção. Oeste complicou muito a vida do Peixe que precisou usar de todos os seus recursos para ganhar os três pontos.

* OS GOLS foram marcados por Bruno aos 15, Betinho (contra) aos 41 e Mateus Jesus aos 43 minutos do primeiro tempo. No segundo marcaram Derliz aos 16 e Victor Ferraz aos 50 minutos.

Ou seja, o gol da vitória santista só saiu na prorrogação, o que mostra como o jogo foi difÍcil para o time do argentino Sampaoli. O goleiro Vanderlei, não se sabe porque, esteve muito mal no primeiro tempo. No segundo, no entanto, fez pelo menos quatro grandes defesas que garantiram a vitória santista. Do outro lado, Matheus Cavichioli, do Oeste, jogou demais.

DESTAQUES NO PACAEMBU

* AFORA os goleiros, também jogaram um grande futebol, Carlos Sanchez, Victor Ferraz, e Derliz, pelo Santos, Bruno e Mateus Jesus, pelo Oeste. Os demais jogadores se não produziram um futebol de alto nível técnico, pelo menos correram o campo todo, ajudaram e superaram o problema técnico pela raça e pela vontade.

Em razão disso, diria que o resultado foi justo. O Santos foi um pouco melhor que o Oeste. Quanto ao time de Barueri, merece muitos elogios. Está em boa fase e faz um campeonato de excelente nível. Com certeza, deve se classificar.

TIMÃO DEPRIMENTE

* SE O SANTOS conseguiu na base da técnica e da aplicação vencer o Oeste, o mesmo não aconteceu com o Corinthians diante do São Bento, em Sorocaba, no sábado à noite. Produção do time da Fiel foi deprimente.

No final do jogo, Carille deu a desculpa de que o elenco estava cansado e por isso o rendimento caiu. Não é o que penso. O futebol exibido pelo Corinthians está mesmo muito abaixo do que o clube se poderia esperar. Carille até agora não conseguiu dar uma cara a sua equipe e, a cada jogo, a produção me parece bem pior.

GOLS E CHANCES

* OS GOLS do jogo entre São Bento e Corinthians foram marcados por Clayson, aos 38 minutos do primeiro tempo e Paulo Henrique, aos 15 do segundo período.

Resultado justo mas que poderia ter sido diferente se o veterano Alexsandro, centro avante do Azulão de Sorocaba, não perdesse um gol no segundo tempo, em que a bola lhe sobrou livre e sem goleiro para ele marcar.

Num erro incrível e humilhante, ele errou e deixou de desempatar o jogo para o São Bento (que está ameaçado pelo rebaixamento!!). Timão continua como líder do Grupo C.

DECEPÇÃO É LOVE

* QUEM decepcionou no time corintiano foi Vagner Love. Ele sempre entrava e dava uma nova cara ao ataque alvinegro. Desta feita, no entanto, foi discreto. Assim como Boselli, que decepcionou a Fiel durante o período em que esteve em campo.

No time do São Bento, o pior foi Alexandro. Acho que já deu o que podia no futebol. Nem para reserva serve. E já que falamos do São Bento. Time mostrou evolução neste jogo em comparação ao que fez nos anteriores. Mas ainda está sem confiança. Agora só tem três jogos para escapar do rebaixamento.

RESULTADOS E SITUAÇÕES

* TODOS os jogos da nona rodada do Paulistão. Palmeiras 3 x Ituano 2, São Caetano 2 x Mirassol 0, Guarani 1 x Ferroviária 1, São Bento 1 x Corinthians 1, Red Bull 1 x Novorizontino 0, Santos 3 x Oeste 2 e Bragantino 0 x São Paulo 2 . Na segunda-feira a Ponte Preta venceu por 2 a 1 o Botafogo, de Ribeirão, no estádio Moiés Lucarelli, em Campinas. Tricolor ribeiropretano anda muito mal das pernas.

* PAULISTÃO continua no próximo final de semana. Na sexta-feira jogam Botafogo x Bragantino, em Ribeirão, Oeste x Red Bull, em Barueri e Ituano x Guarani, em Itu (21 horas).

No sábado, Mirassol x Palmeiras, em Mirassol, as 16h30. São Paulo x Ferroviária, as 21 horas, no Pacaembu.

Domingo - Corinthians x Santos, no Itaquerão, as 16 horas, São Bento x Ponte Preta, em Sorocaba, as 19 horas. Na segunda feira, as 20 horas, Novorizontino e São Caetano jogam a partir das 17h30. Esta será a décima rodada da primeira fase Paulistão de 2019..

OS MELHORES E PIORES

* NÚMEROS do Paulistão 2019. Clube com maior número de vitórias - Santos, 7 vitórias em 9 jogos. Clubes com maior número de empates - Bragantino, Ferroviária, Novorizontino, Ponte Preta e São Caetano, 4. Melhor ataque - Santos, 19 gols.

Melhores defesas - Palmeiras e Ponte Preta- 4 gols contra. Melhor clube do Interior - Red Bull - 18 pontos ganhos.

Piores clubes do campeonato - São Bento e Botafogo, de Ribeirão - só 4 pontos ganhos (bom lembrar que o tricolor de Ribeirão joga nesta segunda com a Ponte). O Santos tem hoje 22 pontos.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos