Dos grandes paulistas, somente um deles perdeu no meio de semana

Um venceu no Maranhão e outro perdeu em São Paulo. E o Timão, finalmente, mostrou bom futebol no Itaquerão

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Nos jogos deste meio de semana pelas Copas do Brasil e Sul Americana, Palmeiras e Corinthians cumpriram bem suas missões, mas o São Paulo foi uma enorme decepção para sua torcida. O jogo do Verdão foi na quarta feira contra o limitado Sampaio Correia.

Felipão escalou um time misto que teve sérias dificuldades para fazer gols. No final da partida, no entanto, numa cobrança de falta, Moisés fez o gol salvador que deixou o Verdão em situação bastante tranquila para garantir vaga na próxima fase da Copa do Brasil.

TRICOLOR DECEPCIONANTE
O São Paulo, ao contrário, foi decepcionante. Seu time até tocou bem a bola e teve excelente esquema defensivo, mas fracassou na hora de fazer gols.

Para que vocês tenham uma ideia o Tricolor não marca há três jogos. As chances até surgem, mas seus jogadores fracassam nos arremates ou o goleiro adversário evita o gol tricolor.

Isso aconteceu neste jogo de quarta feira diante do Bahia,. Douglas foi o melhor do Bahia e segurou o ataque sãopaulino.

Já o ataque baiano jogou por uma bola. E quando teve a chance fez seu gol através de Élber. Com isso, ganhou o jogo e depende agora apenas de um empate em seu estádio para continuar na Copa do Brasil.

BAHIA VAI AVANÇAR
Particularmente, acho que o Bahia se classifica e o São Paulo mais uma vez vai ficar fora dessa disputa. Será a segunda grande decepção do time de Cuca, que já foi desclassificado na primeira fase da Copa Libertadores e agora está prestes a também cair fora da Copa do Brasil.

Neste caso, só vai sobrar o Brasileirão para o São Paulo ainda ganhar alguma coisa nesse ano.

TIMÃO VENCEU BEM
O Corinthians, ao contrário, venceu bem ao Deportivo Lara, da Venezuela, por 2 a 0, no Itaquerão nesta quinta feira, e praticamente garantiu vaga na próxima fase da Copa Sul Americana. O Deportivo mostrou que é muito ruim e mesmo em seu estádio na próxima quinta feira não tem nenhuma chance de superar o time de Fabio Carille.

Detalhe: depois de muito tempo o Corinthians jogou bola e agradou sua torcida. Lógico que isso aconteceu também devido a fragilidade do adversário, mas o alvinegro paulistano mostrou nessa partida um futebol muito mais competitivo e eficiente em relação as suas últimas exibições no primeiro semestre desse ano.

Parece que Carille conseguiu acender uma luz no fim do túnel. Domingo que vem o Timão terá um teste decisivo no Itaquerão diante do São Paulo que está mal das pernas. Se vencer o clássico, o Timão embala de novo. Caso contrário, vai voltar tudo à estaca zero.

C * U * R * T * A * S

* MESMO com seu time misto o Palmeiras venceu o Sampaio Correia na quarta-feira à noite no Maranhão e deu um passo decisivo rumo a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.

O gol foi marcado por Moisés, em cobrança de falta aos 45 do segundo tempo onde houve falha gritante do goleiro local. Agora, na semana que vem, bastará um empate no jogo de volta na Alllianz Arena e o Verdão estará classificado.Tã fácil.

* A EXIBIÇÃO verde nesta partida não foi das melhores. Na verdade o futebol foi tão limitado que nem merecia vencer. Mas como o goleiro do Sampaio Correa resolveu colaborar, o Palmeiras voltou desta rápida viagem com três pontos na bagagem e praticamente definiu sua vaga na próxima fase da Copa.

No time verde destaque para o zagueiro Edu Dracena, o volante Felipe Melo e o meia Moisés, que fez o gol. No time local nenhum destaque..

DIFICULDADES DO SÃO PAULO
* SE O PALMEIRAS foi muito bem na quarta à noite, o mesmo não aconteceu com o São Paulo. Tricolor voltou a ter dificuldades para fazer gols e acabou por perder a partida que disputou no Morumbi contra o Bahia pela Copa do Brasil (foi 1 a 0 para o time baiano) e complicou sua vida neste importante torneio. O Bahia que jogou todinho na retranca e teve no goleiro Douglas seu principal jogador, teve muita paciência e mereceu essa vitória.

* FUTEBOL exibido pelo São Paulo não foi ruim. A defesa, em especial, jogou muito e no meio campo houve muita qualidade na troca de passes. O problema foi na hora de arrematar. O time de Cuca até criou algumas boas chances de gol mas não teve competência ou lhe faltou sorte.

A verdade é que no seu terceiro jogo seguido nos últimos dias, o Tricolor paulistano não conseguiu fazer um gol sequer. Diante disso, sai vaga está ameaçada.

TORÓ FOI BEM

* ENTRE os jogadores do São Paulo destaque maior para Toró. O jovem atacante deu muito trabalho a defesa baiana. Houve um momento em que ganhou uma jogada pelo alto dos zagueiros baianos e obrigou o goleiro Douglas a fazer defesa fantástica.

Pato também fez um bom trabalho mas não foi feliz nas conclusões. Tchê Tchê foi outro que mostrou muita técnica e aplicação. No Bahia, como dissemos, destaque para Dougas e Élber.

* RESULTADOS da Copa do Brasil até o momento de fecharmos essa coluna. Sampaio Correa 0 x Palmeiras 1. São Paulo 0 x Bahia 1. Juventude 0 x Grêmio 0. Pela Recopa Sul Americana, o Athletico Paranaense venceu o River Plate da Argentina por 1 a 0, gol de Marcos Ruben.

Próximo jogo entre esses dois times será quinta feira que vem em Buenos Aires, no Monumental de Nunes. Furacão só precisa do empate. Se empatar será campeão.

* PELA Copa Sul Americana, o Atlético Mineiro perdeu fora para o Union La Calera por 1 a 0. O Galo agora precisa vencer por 2 a 0 em BH para garantir vaga na próxima fase da Copa. O Botafogo carioca foi mais feliz. Venceu o Sol de América, fora de casa por 1 a 0.

Basta um empate no jogo de volta e sua vaga estará garantida na terceira fase. Acredito que tanto o Galo quanto o Botafogo carioca vão se classificar. Adversários são muito fracos.

FIEL APROVOU CORINTHIANS

* O CORINTHIANS enfrentou o Deportivo Lara, da Venezuela, na noite desta quinta feira, no Itaquerão. Venceu por 2 a 0 com toda a justiça porque foi muito superior ao seu adversário.

O Deportivo sofre com os problemas da ditadura venezuelana e não tem recursos para manter um bom time. Assim, com essa vitória em casa, o time de Fabio Carille praticamente assegurou sua passagem para a próxima fase desta Copa. Time desta vez agradou.

* OS GOLS foram marcados por Vagner Love, aos 15 minutos e Gustagol aos 27 do segundo tempo. O Corinthians jogou bem nos dois tempos mas só fez gols no segundo. Destaques maiores da equipe foram os dois laterais, Fagner e Danilo Avelar. Ambos jogaram muito.

Também fizeram boa exibição Vagner e Ralf. Mas no segundo tempo Ralf foi substituído por Gustagol que fez o segundo gol corintiano. 28.080 torcedores pagaram ingresso.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos