Um paulista e um mineiro nas semifinais da Copa Sul-Americana

Timão e Galo são o Brasil na Sul-Americana, enquanto Grêmio e Flamengo se enfrentam pela Libertadores

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

A Copa Sul Americana já chegou a sua fase semifinal. Serão quatro clubes, dois do Brasil, um da Argentina e outro do Equador, que vão decidir em jogos de ida e volta quem estará na grande final deste torneio continental. Corinthians e Atlético Mineiro vão representar o futebol de nosso País nesta importante fase da Copa.

O Timão vai encarar o Independiente del Valle, do Equador. Os jogos estão marcados para os dias 18 e 25 de setembro. O primeiro deles será em São Paulo, no Itaquerão, e terá o Corinthians como mandante.

O jogo de volta será lá no Equador, em Quito, o que dá uma certa vantagem ao Independiente que vai decidir a vaga em casa. De qualquer forma, pela produção que o Corinthians vem tendo nessa competição, dá para acreditar que ele chegará sim a grande final, que é o grande objetivo de sua diretoria e comissão técnica.

Bom jogo e casa cheia no Maracanã
Bom jogo e casa cheia no Maracanã

GALO CONTRA SANTA FÉ
Enquanto isso o Atlético Mineiro vai enfrentar o Colon, de Santa Fé, Argentina, nos dias 19 e 26 de setembro. O jogo de ida será em Santa Fé e o de volta em Belo Horizonte. Também considero o Galo Mineiro como favorito nessa briga. Todos esses jogos vão começar as 21h30.

Para chegar a essa fase, Corinthians e Atlético tiveram um longo caminho a percorrer e mereceram ser semifinalista deste torneio. Na fase quartas de final o Corinthians eliminou o Fluminense, do Rio de Janeiro (0 a 0 no Itaquerão e 1 a 1 no Rio).

Por ter feito gol fora de casa o time de Fábio Carille ficou com a vaga. Enquanto isso o Atlético Mineiro passou pelo Equidad, da Colômbia, com folga (2 a 1 na ida e 3 a 1 na volta).

Como os dois clubes brasileiros vão enfrentar adversários de outros países nas semifinais, há grande possibilidade de que eles poderão decidir o título da Sul Americana entre si.

Atlético-MG passou com moral
Atlético-MG passou com moral

FORÇA BRASILEIRA
Seria uma grande final internacional de dois grandes clubes brasileiros. Eu acredito muito nessa possibilidade.

Aliás, o futebol brasileiro está mostrando sua força no confronto contra adversários sul americanos, porque na Sul Americana tem dois dos quatro semifinalistas (Corinthians e Atlético MG ) e na Libertadores também tem dois clubes nas semifinais (Flamengo e Grêmio).

Nesta Copa, os argentinos também mostraram qualidade neste ano. Seus dois principais clubes, River e Boca, são semifinalistas e vão definir qual deles estará na grande final em Santiago do Chile, dia 23 de novembro.

Ou seja, brasileiros e argentinos continuam a mandar no futebol do continente. O resto só tem uma alternativa: correr atrás.

C *U * R * T * A * S

Flamengo empatou com Inter no Beira-Rio
Flamengo empatou com Inter no Beira-Rio
* NA COPA Libertadores o Flamengo e o Grêmio foram os grandes destaques. O Mengão teve confronto com o Internacional, de Porto Alegre, em jogos de ida e volta. No Maracanã o Mengão venceu por 2 a 0. No Beira Rio deu empate de 1 gol.

Já o Grêmio perdeu para o Palmeiras em Porto Alegre por 1 a 0 e venceu em São Paulo por 2x1. Como marcou dois gols fora, Tricolor gaúcho ganhou a vaga. Agora Flamengo e Grêmio vão se enfrentar nas semifinais. Jogo muito equilibrado. Não há condições de indicar um favorito disparado.afirmar.

OS ARGENTINOS
* DO OUTRO lado, dois clubes argentinos. River e Boca Juniors. Os mesmos que também estiveram nas semifinais e finais da Libertadores no ano passado. Os dois pela tradição e pela qualidade de seus elencos tem condições de brigar pelo título da competição. Não os vejo com times inferiores ao dos dois brasileiros.

Ou seja. Esse rush final da Libertadores tem tudo para empolgar. Grandes clubes, grandes marcas e jogos de alto nível técnico. Em termos de Brasil o Grêmio é mais copeiro, mas o Flamengo tem melhor elenco. Vai ser uma guerra.

* VEJA quando serão os jogos dos quatro semifinalistas da Libertadores. Terça, dia 01 de outubro - River x Boca, as 21h30. Terça - dia 22 de outubro - Boca Juniors x River. Na quarta feira, dia 2 de outubro - Grêmio x Flamengo, em Porto Alegre. Dia 23 de outubro, quarta feira, Flamengo x Grêmio, no Rio de Janeiro.

A grande final, como disse, será em jogo único. A Conmebol decidiu fazê-la em Santiago, do Chile, no dia 23 de novembro. Quem vencer vai disputar o Mundial de Clubes, onde o Liverpool, da Inglaterra, vai representar o futebol europeu.

POLÊMICA SOBRE FELIPÃO

* FELIPÃO deu entrevista especial nesse meio de semana. É que havia uma informação de que ele poderia ser mandado embora devido a desclassificação na Copa Libertadores (maior objetivo da torcida palmeirense).

Grêmio festejou muito a classificação
Grêmio festejou muito a classificação
Não é verdade. Felipão vai continuar no mínimo até o final do ano. Depois pode ir embora. Aliás, dizem até que mesmo que conquista o Brasileiro desse ano, Scolari vai deixar o clube.

Eu concordo com a decisão da diretoria verde. Não valeria trocar de técnico agora. Deixa o Felipão. Se não der certo, aí sim, dá para manda-lo embora.

*UMA COISA é certa. Com ou sem Felipão, o Palmeiras deve fazer uma bela limpeza no elenco. O Verdão não tem como dizem o melhor elenco do futebol brasileiro.

Tem um bom elenco mas cheio de falhas. Aliás, até seu time principal não empolga.

Acho que esse também é um problema do esquema de Felipão. Ele é muito igual. Não evolui. Tem jogadores mas os usa dentro de um só esquema.

O bom técnico usa um sistema tático que aproveita as características de cada jogador. Não é o que Felipão faz. Por isso o Palmeiras não consegue decolar.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos