Goleiro Cássio não sai e vai continuar titular do Corinthians

E se uma vez ou outra, Cássio chegou a falhar no gol corintiano, é coisa que nem deveria ser discutido.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

De repente, o goleiro Cássio, do Corinthians, virou a bola da vez. A internet ficou cheia de memes e críticas até pesadas contra ele, culpando-o pela péssima fase técnica do Timão. Tudo errado. Cássio tem cumprido muito bem sua missão e não é, nem de longe, o culpado pelos insucessos corintianos.

A verdade é que o atual elenco do alvinegro paulistano é limitado. É frágil. A maioria dos titulares hoje não teria condições nem para ser reservas, quanto mais donos de posições na equipe principal. E se uma vez ou outra, Cássio chegou a falhar no gol corintiano, é coisa que nem deveria ser discutido.

Afinal, todo ser humano erra. Alguns mais, outros menos. Não tem como ser perfeito. Queiram ou não seus inimigos gratuitos ele é um goleiraço e merece ser dono da posição no gol corintiano.

Cássio: continua como titular
Cássio: continua como titular

FORTE PRESSÃO
A pressão contra Cássio cresceu quando Walter, seu reserva, jogou muito contra o Atlético de Goiás. A partir dali, a grande maioria dos torcedores e cronistas esportivos, queria Walter como titular e Cássio no banco de reservas. Errado. O titular é e sempre foi Cássio.

Por que substituí-lo só porque o time oscila e não consegue bons resultados? Quem se preocupar em juntar vídeos dos últimos jogos de Cássio no Corinthians, vai chegar à conclusão de que ele tem feito muito bem sua parte. Portanto não merece toda essa pressão e nem ser o reserva de Walter nesse momento.

Cássio é com justiça o titular do gol corintiano. Walter é bom mas não chega nem perto de Cássio em qualidade e experiência. Tanto que o clube troca de técnico e Cássio nunca perde a condição de titular.

TITULAR JOGA SEMPRE
Aliás, essa rotina nos gols dos grandes clubes brasileiros e internacionais é exatamente essa. Há um goleiro titular que joga sempre. Só se ele se machucar ou tiver um problema extra, que seu reserva assume o lugar. Mas resolvido o problema, o titular volta e o reserva vai pro banco.

Não fosse assim, como explicar que durante tantos anos Rogério Ceni foi titular do São Paulo?E o que dizer de Fernando Prass, que, como Ceni, também ocupou durante anos o gol do Palmeiras? Mesmo na Seleção Brasileira, Alisson hoje é o titular do técnico Tite.

Ele só sai quando se machuca, como ocorreu recentemente. Assim, fica claro, que todo técnico tem seu goleiro preferido. E assim acontece no Corinthians onde os treinadores sempre apoiaram Cássio.

Sanches já sofreu muitos protestos da FIEL
Sanches já sofreu muitos protestos da FIEL

PRECISA É REFORÇAR
Na verdade, o que é preciso fazer com urgência no Corinthians, é reforçar o atual elenco. É contratar laterais, zagueiros de área, meio campistas. O time de hoje está muito longe de ser o ideal e, por isso, faz campanha tão negativa no Brasileirão.

Problema é que o presidente Andres Sanchez está de saída e não pode nesse momento fazer nenhuma loucura gastando milhões na compra de reforços.

NOVO PRESIDENTE
Melhor é esperar a eleição do novo presidente para que este decida quem fica e quem sai no elenco corintiano. Enquanto isso não ocorre, o negócio é trabalhar para não cair e usar da melhor forma os jogadores disponíveis.

E no gol, não resta dúvida, Cássio é a melhor opção. É o que passa maior confiança para técnico e companheiros de time. Melhor, portanto, deixá-lo em paz. Pra mim, trata-se do melhor goleiro do Corinthians em todos os tempos. Ou alguém tem melhor currículo do que ele para exercer essa função??

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos