Sérgio Carvalho: Rogério Ceni já é melhor do que Fernando Diniz

Não, não acho que sou incoerente quando afirmo que o atual técnico do Fortaleza é superior ao do São Paulo

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O São Paulo conseguiu se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil ao vencer a cobrança de pênaltis o Fortaleza no último domingo. E se foi o Tricolor paulistano que passou de fase, talvez meus leitores me critiquem pela manchete que coloquei acima onde afirmo que o técnico do campeão cearense já é melhor do que o do São Paulo nesse momento.

Seria incoerência minha? Não, não acho que sou incoerente quando afirmo que o atual técnico do Fortaleza é superior ao do São Paulo. E vou procurar explicar os motivos que me levaram a fazer essa afirmativa que, à primeira vista, parece de alguém que não acompanha futebol e que não conhece seus bastidores.

OLHEM OS MOTIVOS
Mas vamos lá. Vou passar para vocês os motivos que me levaram a considerar Ceni superior a Diniz. Primeiro eu chamo a atenção para o belo currículo de Rogério Ceni como técnico do Ceará.

Rogério Ceni: evolução no Fortaleza
Rogério Ceni: evolução no Fortaleza
Ele ganhou dois estaduais e uma Copa do Nordeste.

Lembro que faz pouco tempo que ele está lá e o fato de assumir um time de pouca qualidade técnica e conseguir transformá-lo numa equipe vencedora tem tudo a ver com o dedo desse treinador.

Enquanto isso, Diniz que passou por Athletico Paranaense, Fluminense e agora São Paulo, não ganhou nenhum título nesses três clubes.

No São Paulo que ele assumiu a mais de um ano atrás, ele perdeu tudo e só não foi demitido porque Raí o segurou no cargo.

DOIS EMPATES
Nos dois confrontos pela Copa do Brasil que citei acima houve dois empates. Lá em Fortaleza o placar final foi de 3 a 3. Um placar justo que premiou o bom futebol dos dois times. No jogo de volta, disputado domingo à noite no Morumbi, o placar voltou a ser igual (2 a 2), o que levou a decisão para os pênaltis.

São Paulo avançou às quartas nos pênaltis
São Paulo avançou às quartas nos pênaltis
Neste jogo de domingo passado, o São Paulo foi melhor no primeiro tempo e cedeu terreno no segundo para o Fortaleza. Nos dez minutos finais o time de Ceni fez os dois gols que precisava e levou a decisão para as penalidades.

OS PÊNALTIS
Na cobrança de pênaltis, os dois times usaram praticamente todos os seus jogadores e o placar final foi de 10 a 9 para o São Paulo.

Na décima cobrança, o jogador menos qualificado do Fortaleza facilitou e o goleiro Volpi defendeu. Enquanto isso o jovem Leo Pelé fez ótima cobrança e deu a classificação para o São Paulo.

SEM PESO
Essa classificação não pesa na bagagem de Ceni ou de Diniz, porque foi nos pênaltis. Quando a bola correu nos dois jogos disputados, houve igualdade total. Só que o elenco do Fortaleza é inferior ao do Tricolor que só igualou as coisas devido a inegável competência de Rogério.

Em razão disso, cheguei à conclusão de que Ceni já chegou a um nível acima do ocupado por Diniz. Ele já pode dar voos mais altos. Quanto a Diniz, ele ainda não chegou neste patamar. E talvez nem vá chegar. Pelo menos na minha opinião.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos