Paulistão 2015 foi o último em que o campeão também fez o artilheiro

Apenas três vezes, de 2010 para cá, o time campeão também teve o maior goleador do Paulistão

Publicado em .

Apenas três vezes, de 2010 para cá, o time campeão também teve o maior goleador do Paulistão

Bragança Paulista, SP, 31 (AFI) - O Red Bull Bragantino precisa definir qual será seu objetivo no Campeonato Paulista. Pelo histórico do Estadual, o time do artilheiro não costuma subir no lugar mais alto do pódio. Hoje, o RB Braga lidera a artilharia com Ytalo, dono de sete gols.

A última vez que o campeão paulista também teve o artilheiro foi em 2015. Na oportunidade, o Santos deu a volta olímpica em cima do Palmeiras e ainda viu o atacante Ricardo Oliveira levar a chuteira de ouro com 11 gols marcados.

Na década do Paulistão, aliás, apenas três vezes tal fato aconteceu e todas com o Peixe. Em 2012, o Santos foi campeão em cima do Guarani e o artilheiro foi Neymar, autor de 20 gols. Uma temporada antes, Elano, do Santos, e Liedson, do Corinthians, dividiram a artilharia.

Pastor foi o último artilheiro campeão. (Foto: Ricardo Saibun / Santos)
Pastor foi o último artilheiro campeão. (Foto: Ricardo Saibun / Santos)

ARTILHEIROS E...
Os dois jogadores alvinegros anotaram 11 gols cada. Na briga pelo título, porém, a festa foi apenas do Peixe. O Santos se sagrou campeão em cima do próprio Corinthians. Em todas as outras edições de 2010 para cá, o campeão não fez o artilheiro e vice e versa.

Na atual temporada, abaixo do classificado Red Bull Bragantino, Guarani e Palmeiras aparecem com Júnior Todinho e Willian, respectivamente. Ambos com seis gols. Boselli, do Corinthians, Camilo, do Mirassol, e Ronaldo, do Santo André, somam cinco gols cada.